Descubra o poder da informação nutricional para atrais clientes.

Se você já fez compras em um supermercado, com certeza já viu aquelas tabelinhas com o número de calorias, proteínas e outras informações nutricionais do produto. A verdade é que atualmente a informação nutricional é um critério de compra pra maioria dos consumidores, além de ser requisito legal - RDC Nº 429 - para muitos empreendimentos que deixam isso de lado, e correm o risco de tomar multas e até o fechamento de seu negócio. Pequenos e médios empreendedores do setor alimentício podem transformar essa exigência em uma oportunidade de valor agregado, conquistando clientes e aumentando vendas.Ainda segundo a ANVISA, a informação nutricional precisa ser confeccionada por um nutricionista credenciado ou técnico em nutrição.
Neste post, vamos mostrar como usar a informação nutricional a seu favor, garantindo mais credibilidade, transparência e diferenciação no mercado.
A rotulagem dos produtos reúne todas as características nutricionais do produto, lista de ingredientes, quantidade de macro e micronutrientes, possíveis alergênicos e, se for o caso, alertas quanto ao teor de elementos como sódio, gorduras trans e outros.A confecção da informação nutricional é feita em 4 etapas:
1ª Etapa -> Detalhamento da receita - de preferência com uma Ficha Técnica de Preparo - para organização dos valores a serem utilizados no cáclculo nutricional
2ª Etapa -> Cálculo das informações nutricionais através da receita do produto
3ª Etapa -> Confecção da tabela e da informação nutricional vertical e horizontal de acordo com a RDC Nº 429
4ª Etapa diferencial da Nutri Jr. -> Oferta de relatório com orientações a respeito de Geração de código de barras, prazo de validade, alegações nutricionais entre outros.
Depois de receber suas informações nutricionais, basta aproveitar os benefícios:
- Aumento da confiança do consumidor – rótulos claros reduzem dúvidas e incentivam a recompra;
- Posicionamento premium – produtos com rotulagem detalhada transmitem cuidado e profissionalismo
- Redução de riscos legais – evita problemas com fiscalização;
- Marketing estratégico – você pode destacar nutrientes importantes (como baixo teor de açúcar ou fonte de proteínas)
A informação nutricional não é apenas um requisito legal — é uma poderosa ferramenta para aumentar o valor percebido do seu produto, fidelizar clientes e impulsionar vendas.
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Referências:
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 429, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020. Dispõe sobre a rotulagem nutricional dos alimentos embalados. Diário Oficial da União: seção 1. Brasília, DF, 09 de out de 2020. Acesso em: 08 de dez de 2025.